02 outubro 2013

De bad com o corpo

Oii meninas!!! Hoje o post é um pouco diferente e um pouco mais sério. Vou falar um pouquinho sobre a anorexia e a bulimia que podem acabar com vários sonhos, infelizmente. Eu sei que não é todo dia que a gente se acha linda. Tem dias que achamos nosso cabelo sem brilho, no outro dia aquela gordurinha aparecendo mais do que gostaríamos. E tudo bem a gente brigar com o espelho de vez em quando e ficar chateada com o que vimos. Mas o que não dá é deixar que isso ultrapasse alguns limites. Muitas das meninas se rendem a padrões de beleza e fazem muitas loucuras para manter a boa forma. E algumas até transformam essa obsessão por doenças cruéis. O papo é sério e fiquem alertas para não entrarem nessa furada.

❀ As principais inimigas
Anorexia nervosa: É um transtorno alimentar que altera a maneira como a pessoa vê o próprio corpo. Quando ela se olha no espelho, se enxerga obesa, mesmo que esteja bem magra. E nessa busca pela perda de peso, a menina chega a adotar muitas dietas radicais, as quais podem levar ao estado da desnutrição. Nestes casos, ocorre uma diminuição progressiva das refeições, até a pessoa não se alimentar mais. O corpo fica tão fraco que algumas meninas param de menstruar até.

Bulimia nervosa: Já a bulimina nervosa a menina perde o controle, come exageradamente e segue com algumas atitudes como vômito induzido ou uso de laxantes e inibidores de apetite.

 Além da depressão, os transtornos alimentares trazem outras grandes consequências ruins para a saúde:

❀  Anorexia:
Anemia
Aumento do colesterol ruim
Queda de cabelo
Ritmo cardíaco lento
Nascimento de pelos como resultado das desnutrição
Diminuição dos sais minerais no sangue

❀ Bulimia
Inchaço das glândulas salivares
Sangramento no esôfago, estômago e intestino
Perda de dentes e/ou unhas

Dicas para ter uma boa alimentação.
* Coma de três em três horas
* Deixe de lado o fast food e comidas calóricas
* Coma pequenas porções de carne branca ou vermelha
* Beba muita água mineral, sucos naturais e frutas aquosas, principalmente de melancia e melão, que são menos calóricos.
* Evite alimentos ricos em açucares, gorduras e carboidratos simples. Por ex: pão branco, bolachas recheadas, macarrão.
* Prefira pratos coloridos com variedades de legumes e verduras.
* E praticar exercícios leves, caminhada é uma ótima opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário