15 outubro 2013

Pílula anticoncepcional

Oii meninas.. Hoje no post venho falar sobre a pílula anticoncepcional. Pois sei que muitas meninas ainda têm dúvidas sobre isso e sentem vergonha de conversar com a mãe, tia e até mesmo a médica. Acho que esse post pode ajudar de alguma forma orientar e também vocês compreenderem melhor esse bicho de 7 cabeças, que na verdade, é algo muito simples. Se você quer ou já tem relações sexuais e está pensando em tomar anticoncepcional, precisa saber que a pílula não é um antiácido, que pode ser tomado a qualquer hora, sem uma consulta médica. Ou seja: aquela que sua amiga te indicou não é a ideal para seu corpo, por isso não dá para fugir do ginecologista e nem deixar de usar camisinha, que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Agora, sim, você está pronta pra tirar suas dúvidas sobre a pílula. Vamos lá?


 Como funciona?
Ela evita a ovulação por conta dos dois hormônios que possui (estrogênio e progesterona), que impedem que um outro hormônio, o SSH, seja produzido. Sem ele, não há ovulação.

❀ Quando começar a tomar?
O ideal é a partir de dois anos após a primeira menstruação. É bom evitar a pílula logo após menstruar porque o sistema neuroendócrino não está totalmente formado.

❀ Pode emendar uma cartela na outra?
Sim, porque a maioria das pílulas tem a mesma quantidade de hormônio em cada comprimido. E é bom que evita sangramento e TPM. Mas é bom conversar com seu gineco antes, ok?

❀ Mesmo horário
O ideal é que o anticoncepcional seja tomado na mesma hora, já que as pílulas de baixa dosagem, quando são tomadas em períodos diferentes, podem causar sangramento.

❀ Pílula do dia seguinte
Ela tem uma quantidade muito grande de hormônio que ''bagunça'' o organismo e não deixa a garota ficar grávida. Essa pílula funciona como se desse uma chacoalhada no seu sistema neuroendócrino. Quando usada eventualmente e no caso de urgência, não causa problemas. Mas se usar sempre, ela é prejudicial sim, porque a quantidade de hormônios é muito grande. Vai chegar um momento que o organismo não responde mais ao medicamento. Então o ideal é tomar 3 vezes ao ano, só.

❀ Dúvidas frequentes

- Pílula engorda? Mentira!! Essa crença vem da década de 50 e 60, quando os anticoncepcionais tinham altas dosagens hormonais. Algumas pílulas de hoje até ajudam a emagrecer, pois têm um componente chamado drospirenona, que tem um efeito diurético.

- Tomar pílula por muito tempo faz mal? Não, desde que receitada pelo ginecologista, não há problema e nem causa infertilidade. Pelo contrário, a mulher que toma pílula por bastante tempo também protege a fertilidade.

- A pílula tem efeitos colaterais? Isso depende de cada garota. Ela até pode provocar aumento de peso, dor de cabeça e nas mamas. E isso é pela razão que a pílula não deve ser tomada indiscriminadamente e tem que ser indicada pelo médico.

- Qual melhor? Pílula ou injeção? Depende muito da menina. Se ela não esquecer, é melhor tomar a pílula. Mas há quem não se lembre do remédio todos os dias no mesmo horário, e aí, o índice de falha do método contraceptivo aumenta. Nesses casos, é melhor partir para injeções. 

- Alguns remédios cortam o efeito do anticoncepcional? Sim. Alguns antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos. E se tiver uma crise de vômitos ou diarreia pode ser que o organismo tenha dificuldade de absorção.

- Se esquecer de tomar em um dia, pode tomar dois no dia seguinte? Quando esquecer, deve tomar assim que lembrar. Se só lembrar 24h após o horário correto de tomar o remédio, pode ingerir dois de uma vez. Se esquecer por dois dias seguidos, é melhor usar outro método contraceptivo durante os próximos dois ciclos e eventualmente parar aquela cartela e recomeçar outra em sete dias.

 - A primeira cartela de anticoncepcional pode fazer a menstruação atrasar?
Pode causar um atraso pequeno, de alguns dias, e diminuir o fluxo, mas isso é normal.
- Quanto tempo após o início do uso o anticoncepcional faz efeito?
Se a garota começou a tomar a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, no sétimo ela já está segura, pois já está fazendo efeito.


2 comentários:

  1. ka eu tomo pilula, mas nao tive relaçoes ainda =))))

    ResponderExcluir
  2. Se tomar pilulas anticoncepcionais sem parar a pessoa nao mestrua??

    ResponderExcluir